Banho quente ou gelado depois de treinar, qual o ideal?

Bem-estar

Gostei

Cá entre nós, tomar banho depois do treino é super prazeroso, seja para ajudar a soltar os músculos ou para refrescar a pele após tanto suar. Enquanto a água quente acolhe e relaxa, a água gelada revigora.

Ok, ok, mas dito isso, depois do treino o banho deve ser quente ou frio? A resposta é: depende. A temperatura da água pode sim fazer diferença e trazer benefícios específicos – seja mais quente ou mais fria.

Quais os benefícios dos banhos frios?

Pode ser que a ideia de um banho frio não nos cause uma alegria aparente, mas algumas pesquisas associam a ducha gelada à melhora do humor e até mesmo de quadros de depressão. É que a exposição ao frio ajuda a ativar o sistema nervoso simpático, responsável por alterações no organismo em situações de estresse ou emergência. A água gelada também ajuda a aumentar os níveis sanguíneos de beta-endorfirna e noradrenalina, neurotransmissores que nos deixam mais bem humorados e alertas[1].

Não à toa, o banho gelado é recomendado para quando precisamos estar mais atentos. Muitas vezes, até molhar o rosto com água fria já ajuda a reanimar.

Para atletas como nós, um dos principais benefícios do banho gelado depois do treino é ajudar na circulação sanguínea e no alívio de dores, principalmente após um treino puxado. Ao baixar a temperatura do corpo por meio da água gelada, o organismo corre para entregar sangue oxigenado aos tecidos, o que ajuda a trazer a sensação de alívio e a recuperação muscular[2].

Com tantos benefícios, vale a pena perder o medo de água fria!

E os benefícios do banho quente?

Se você é daqueles que não abre mão de um delicioso banho quentinho, mesmo naqueles dias de calor e após muito suor, saiba que a água em temperatura morna caindo sobre o corpo também têm seus benefícios, principalmente para atletas que precisam relaxar músculos tensos e doloridos após um dia de treino pesado[4].

Além de ajudar a reduzir espasmos musculares, a água mais quente promove a dilatação dos vasos sanguíneos, o que ajuda a levar mais sangue para os tecidos, favorecendo a recuperação. O calor e a pressão da água podem, ainda, ajudar a reduzir inchaços e dores na articulações[4].

Tomar um banho quente também pode ajudar a dormir melhor, o que é fundamental para atletas que precisam descansar bem e acordar dispostos no dia seguinte.

4 dicas para seus banhos pós-treino

Não é pouco o esforço que o nosso corpo faz para que a gente cruze a linha de chegada e alcance nossos objetivos. Por isso, nada como alguns mimos depois de um treino intenso.
Separamos algumas dicas para transformar a hora do banho em um ritual de cuidados, relaxamento e revigoração:

1. Prefira temperatura morna em vez de quente

Se você não abre mão de um banho quentinho, prefira tomá-lo na água morna, pois água muito quente pode deixar a pele seca e até provocar coceira em peles mais sensíveis[7]. Além disso, se você precisa continuar tocando a vida após se banhar, a água pelando pode baixar a sua pressão e dar vontade de cair direto na cama.

2. Adicione um pouco de bolhas

Se você tem uma banheira, dê-se ao luxo de adicionar um pouco de bolhas. O banho de espuma pode render um momento especial de relaxamento e, de quebra, ajudar a hidratar a pele se você usar os produtos certos. Se a sua banheira produz jatos de água quente e espuma, melhor ainda! Posicione-se diante destes para que massageiem as áreas do corpo que estão tensas ou cansadas.

Mas atenção: é preciso que a gente faça uso consciente da água, esse bem valioso mas em risco de escassez.

3. Jogue sais de banho

Os sais de banho conferem um aroma especial ao banho e ainda podem deixar a pele super cheirosa e macia. Além disso, ajudam a desestressar o corpo e a mente enquanto você relaxa na banheira.

4. Acenda algumas velas de lavanda

As velas de lavanda são a cereja do bolo. Diminua a iluminação no banheiro e tome banho à luz de velas. Feche os solos, sinta o aroma de lavanda e permita que a água com bolhas e sais de banho massageiem todo o seu corpo.

Além de relaxar o corpo físico, um banho completo depois do treino pode ajudar a tranquilizar a mente e a deixar de lado o estresse e as exigências da rotina de atleta.
É isso. Tomar banho depois do treino pode ser muito mais do que tirar a sujeira e o suor. Um bom banho pode ajudar a trazer mais disposição ou a relaxar após um treino intenso. Aproveite!

Referências

1. Nikolai A. Shevchuk. Adapted cold shower as a potential treatment for depression. Medical Hypotheses, Volume 70, Issue 5, 2008, Pages 995-1001, ISSN 0306-9877. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S030698770700566X

2. Bleakley CM, Davison GWWhat is the biochemical and physiological rationale for using cold-water immersion in sports recovery? A systematic reviewBritish Journal of Sports Medicine 2010;44:179-187. Disponível em: http://bjsm.bmj.com/content/44/3/179

3. Buijze, Geert Alexander & Sierevelt, Inger & Heijden, Bas & Dijkgraaf, Marcel & Frings-Dresen, Monique. (2016). The Effect of Cold Showering on Health and Work: A Randomized Controlled Trial. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/308173495_The_Effect_of_Cold_Showering_on_Health_and_Work_A_Randomized_Controlled_Trial

4. Mooventhan A, Nivethitha L. Scientific evidence-based effects of hydrotherapy on various systems of the body. N Am J Med Sci. 2014;6(5):199-209. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4049052/

5. Shahab Haghayegh, Sepideh Khoshnevis, Michael H. Smolensky, Kenneth R. Diller, Richard J. Castriotta, Before-bedtime passive body heating by warm shower or bath to improve sleep: A systematic review and meta-analysis, Sleep Medicine Reviews,Volume 46, 2019, Pages 124-135. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1087079218301552?via%3Dihub





  • A URL foi salva no seu clipboard.
  • Iogurte Colherável 17g sabor Natural