7 razões pelas quais você não deve pular o treino de pernas
Bem-estar
Quando a rotina está apertada e a gente tem de priorizar o que fazer nos minutos de treino, muitos de nós decidimos pular o treino de pernas. Mas essa não é uma decisão acertada. Listamos sete razões para não deixar de trabalhar os membros inferiores, que podem ajudar no bom desempenho do corpo todo. Por isso, mesmo com o tempo curto, faça caber o treino de pernas.
1. Pode melhorar a circulação sanguínea de todo o corpo
Ficar sentado o dia inteiro pode fazer mal, todo mundo está cansado de saber. Se suas pernas se movimentam menos do que deviam, o coração pode ficar fraco, pois manter os membros inferiores em movimento é muito importante para a circulação sanguínea no corpo todo[1].
Como atleta, você provavelmente não tem o mesmo problema dos sedentários. Mas, de toda forma, pernas ativas é importante para a saúde cardíaca e para manter o sangue circulando como deveria no corpo todo.
O sistema circulatório é formado por vasos sanguíneos, artérias e capilares que se conectam, como em uma grande malha rodoviária. Pelas rodovias do corpo corre o sangue, que transporta nutrientes e oxigênio para todas as células do organismo, além de ajudar a eliminar resíduos. Quando a circulação não vai bem, as pernas são as principais afetadas. Por outro lado, como em um ciclo virtuoso, precisamos mantê-las em movimento para ajudar a manter o sistema circulatório a todo vapor.
Por isso, já sabe: para ajudar a fazer o sangue circular corretamente e o coração bater forte, não pule o dia de treino de perna.
2. Pode melhorar o seu desempenho físico
Exercícios para as pernas fazem bem para as pernas. Certo e óbvio, mas não para por aí. Os exercícios para as pernas não são restritos apenas aos membros inferiores. Na verdade, envolvem os principais grupos musculares do corpo, o que ajuda a melhorar o desempenho atlético geral[2].
Além disso, qualquer esporte requer força nas pernas. Você que pratica esportes como basquete, futebol ou vôlei, sabe que membros inferiores fortes e resistentes podem ajudar a melhorar o seu desempenho.
3. Pode te ajudar a correr mais rápido e por mais tempo
Se correr mais rápido é seu objetivo de vida, saiba que praticar corrida todos os dias pode não ser suficiente para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.
Também é preciso trabalhar a resistência dos membros inferiores e fortalecê-los para ajudar a reduzir o risco de lesões. Para que nossas pernas possam correr mais longe e em diferentes velocidades, assim como pular, chutar e mudar de direção, pode ser preciso incluir na rotina de treinos uma série de exercícios que trabalham os diferentes músculos que as compõem[3].
4. Treinar as pernas pode colaborar na prevenção da dor lombar
Podemos até dizer que não, mas no fundo estamos propensos a pensar que fortalecer o core é o único modo de ajudar a prevenir a dor lombar. Fortalecer o núcleo do corpo é sim fundamental, mas para ajudar a evitar esse tipo de desconforto, devemos treinar também as pernas.
Treinos de resistência dos membros inferiores é uma forma eficaz de colaborar na prevenção da dor lombar, pois os movimentos realizados nesse tipo de treinamento ajudam a ativar os músculos das costas e a fortalecê-los. Além disso, a gente sabe que a dor lombar crônica é um problema comum entre corredores. Fortalecer os membros inferiores por meio da musculação é uma das formas de ajudar a prevenir esse problema[4].
5. Pode ajudar a aumentar seu equilíbrio
Se você der o sangue apenas nos treinos de membros superiores, seu corpo não estará em equilíbrio, o que poderá prejudicar toda a sua performance atlética. Os músculos superiores estão emparelhados com aqueles localizados no core e na lombar - e esses, por sua vez, dependem dos membros inferiores para funcionar corretamente.
Trabalhar pernas, glúteos e quadris com exercícios como agachamentos, afundos, alongamentos e outros realizados no treino de musculação pode ajudar a maximizar o desempenho atlético global.
Assim, não pular o treino de perna ajuda na estabilidade e no equilíbrio necessários para executar qualquer movimento que faça parte da sua rotina[2].
6. Pode melhorar sua amplitude de movimento
Pense duas vezes se você acredita que treinos de fortalecimento não ajudam a melhorar a amplitude de movimento. Uma base firme e sólida ajuda a dar mais estabilidade, o que, por sua vez, contribui para o aumento tanto da amplitude dos movimentos, quanto da mobilidade e da coordenação[2].
Exercícios de resistência que ajudam a fortalecer as pernas, como levantamento terra e agachamento, contribuem com a estabilidade do corpo, trabalhando os músculos e favorecendo a flexibilidade.
7. Treinar as pernas te ajuda a aproveitar ao máximo todos os seus treinos
Bom, pela lista de benefícios, percebemos a importância de treinar pernas. Além do que, como nós atletas sabemos, devemos pensar no corpo como um templo que precisa ser conservado em seus mínimos detalhes. E os membros inferiores são muito mais do que isso: são a base sólida que permite a realização de qualquer movimento com força, velocidade, potência e, sobretudo, segurança.
Pular treino de perna não é, definitivamente, uma opção para atletas que pretendem tirar o máximo proveito de cada set de exercícios. Afinal, o corpo é um conjunto no qual cada sistema depende do outro para funcionar.
Converse com seu profissional de educação física e monte uma rotina equilibrada, que contenha práticas focadas e exercícios compostos, nos quais o corpo todo é trabalhado em conjunto.
Referências
1. Harvard Health Publishin - Harvard Medical School. https://www.health.harvard.edu/pain/4-leg-problems-and-what-might-be-causing-them
2. Healthline. Why Do People Say To Never Skip A Leg Day? Disponível em: https://www.healthline.com/health/exercise-fitness/never-skip-leg-day#benefits-of-leg-days
3. American Council on Exercise. 5 Exercises for Stronger Legs. Disponível em:https://www.acefitness.org/education-and-resources/professional/expert-articles/6507/5-exercises-for-stronger-legs/
4. Cai et al. Comparison of lower limb and back exercises for runners with chronic low back pain. Medicine and Science in Sports and Exercise. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28767525/
- A URL foi salva no seu clipboard.
Explore outros artigos e otimize ainda mais seu treino!
Bebida Láctea 15g sabor Chocolate
YoPRO é uma opção prática e gostosa de consumir proteínas.